top of page

100 ANOS: "O IMPERIALISMO, FASE SUPERIOR DO CAPITALISMO

Este livro, o primeiro volume de uma nova coleção de publicações produzidas pela União Reconstrução Comunista, se origina da edição especial da Revista Nova Cultura, publicada em 2017 por ocasião dos 100 anos da obra de V.I. Lenin “O Imperialismo, Fase Superior do Capitalismo”.

 

O volume é composto de uma série de artigos sobre a atualidade das teorias de Lenin sobre o Imperialismo, sobre a ascensão dos Estados Unidos como potência imperialismo, a questão do Brasil e a luta pelo petróleo no cenário mundial, além de aspectos das lutas anti-imperialistas em Cuba, Coreia Popular, Índia, Filipinas e na África.

 

No prefácio de 1920 para as edições francesa e alemã Lenin aponta que “o principal objetivo do livro, hoje como ontem, consistir em mostrar, com a ajuda dos dados gerais, irrefutáveis, da estatística burguesa e das declarações dos homens de ciência burgueses de todos os países, um quadro de conjunto da economia mundial capitalista nas suas relações internacionais, nos princípios do século XX, em vésperas da primeira guerra imperialista mundial”.

 

Do início de 1917 para cá, desde o lançamento desta obra fundamental de Lenin que educou dezenas de gerações de combatentes da Revolução em todo o mundo – da Califórnia a Xangai, de Niterói a Dien Bien Phu, de Petrogrado a Jakarta, de Bucareste a Luanda –, testemunhou-se um sem número de acontecimentos de enorme relevo, entre crises, revoltas, revoluções, instabilidades políticas, epidemias de fome e doenças, lutas de libertação nacional, ascensão de governos socialistas ou democrático-populares e lutas memoráveis contra tentativas de revisão dos princípios do marxismo. Acontecimentos estes que, por sua vez, temperaram a classe operária e os povos do mundo no calor da luta de classes, na luta anti-imperialista, na luta antifeudal, na luta antifascista, na luta contra o capitalismo, demonstrando a cada nova luta, a cada nova crise, a completa exatidão da ciência do marxismo e, particularmente, a infalibilidade de todas as teorias desenvolvidas pelo grande Lenin.

 

Por isso produzimos este livro, não apenas como homenagem ao seu centenário, mas fundamentalmente como uma contribuição para o necessário debate e a compreensão do desenvolvimento concreto do imperialismo hoje e das tarefas que isto impõe ao movimento comunista mundial.

Leia a apresentação do livro

Veja o Sumário

bottom of page