top of page

NOVACULTURA.info: um ano


Há exatamente um ano, em 1º de maio de 2015, a União Reconstrução Comunista colocava no ar o site NOVACULTURA.info, iniciativa que visava construir um veículo de comunicação que pudesse contribuir com a divulgação da teoria revolucionária, da realidade concreta da experiência socialista desde o início do século XX e as grandes lutas travadas pelo povo brasileiro e por outros povos do mundo contra o imperialismo.

No momento atual que vivemos em nosso país, com um golpe de Estado em andamento e uma ofensiva reacionária contra os movimentos populares, constatamos mais uma vez o nefasto papel que cumpre a grande mídia monopolista e seus satélites, que buscam criminalizar todas as iniciativas de luta dos movimentos populares e progressistas no campo e na cidade enquanto se calam diante das tragédias e violência que acometem cada vez mais o povo brasileiro.

Diante disso, reafirmamos nosso compromisso de nos esforçar para que possamos contribuir para contrapor a esta mídia burguesa informações sobre as justas lutas democráticas travadas em nosso país e no mundo, além de divulgar o vasto e rico material da literatura socialista produzida durante inúmeras décadas do movimento comunista internacional.

Também iniciamos o trabalho do selo Edições Nova Cultura, com o qual nos propomos a publicar um amplo material sobre a ampla literatura produzida em meio as grandes lutas do movimento comunista mundial. Com a proposta de resgatar obras históricas e outros materiais que deixaram de estar presentes no seio do movimento comunista brasileiro e também oferecer ao público materiais inéditos, pouco divulgados por aqui, já editamos o primeiro número da revista Mundo Socialista sobre a República Popular Democrática da Coreia, iniciamos nosso projeto de reeditar as obras completas de J. V. Stalin no Brasil, além de outros títulos de grandes revolucionários como Ho Chi Minh, Kim Jong Il, Andrei Zhdanov, Ludo Martens, Chen Po-ta, entre outros.

Acreditamos que neste primeiro ano pudemos contribuir decididamente para oferecer notícias, informações e teoria materialista para que todos os camaradas comprometidos com o futuro de nosso país e a luta anti-imperialista possam fortalecer seus conhecimentos, absorver e desenvolver o que de melhor produziu a experiência histórica dos comunistas de todo o mundo, para que possamos corrigir os erros existentes no movimento comunista em nosso país, para que assim consigamos avançar na luta revolucionária, levando sempre em conta a máxima leninista de que “sem teoria revolucionária, não há ação revolucionária”.

Os grandes desafios para o movimento comunista brasileiro diante da crise mundial do sistema imperialista passam pelo esforço para dominar a teoria revolucionária e conhecer a realidade brasileira. A tarefa permanente consiste em estudar consequentemente e assimilar o marxismo-leninismo, a ciência do proletariado desenvolvida e enriquecida por Marx, Engels, Lenin, Stalin e Mao, para que possamos apreende-la e aplicá-la criativamente à realidade concreta do Brasil, todo o desenvolvimento de sua sociedade e do seu povo, seus problemas e suas lutas, para que assim possamos avançar na luta revolucionária por uma nova sociedade. Em resumo, nas palavras do camarada Mao Tsé-tung, “conhecer a situação tal como é e dominar a política, quer dizer conhecer o mundo e transformá-lo”.

Eis a síntese deste primeiro ano de trabalho, eis nosso compromisso na sequência deste trabalho.

bottom of page